Mais de 98% dos utentes dão nota positiva ao serviço prestado.

Os utentes que utilizaram os serviços de emergência médica em 2022 revelaram um nível de satisfação global superior a 98%, em relação ao serviço prestado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e respetivos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).

Esta é uma das conclusões do Questionário de Satisfação realizado pelo INEM aos utentes, que avaliou a atuação dos profissionais dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e das equipas dos diversos meios de emergência médica, ao nível técnico e comportamental.

No que diz respeito ao atendimento telefónico realizado nos CODU do INEM, 99,6% dos inquiridos referiram ter ficado satisfeitos com o tempo de espera para atendimento da chamada; 98,5% referiram satisfação em relação ao nível de cortesia e correção do operador telefónico; 98,1% ficaram satisfeitos com as explicações e aconselhamentos fornecidos pelos profissionais dos CODU; 98,6% informaram ainda ter ficado satisfeitos com a competência e profissionalismo do atendimento telefónico.

No que diz respeito à atuação das equipas do Sistema Integrado de Emergência Médica – INEM, Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa – 98,5% dos inquiridos revelaram satisfação com o tempo de espera até chegada da equipa; 99,1% ficaram satisfeitos com o nível de cortesia e correção das equipas de emergência; e 96,9% deram conta da sua satisfação em relação à competência e profissionalismo da equipa.

Em relação ao transporte efetuado, todos os inquiridos (100%) se encontravam satisfeitos em relação à proteção da privacidade e intimidade. No âmbito do transporte em ambulância, destacam-se a satisfação em relação à sua limpeza e higiene (96%) e conforto e comodidade (98%).

Tendo em conta todo o serviço prestado pelo Sistema Integrado de Emergência Médica, desde o atendimento telefónico à atuação da equipa de socorro e o transporte para a unidade de saúde, verificou-se uma satisfação global de 98,8% (60,7% de “satisfação excelente”; 34,3% “muito satisfeitos”, 3,8% “satisfeitos”; 1,1% “insatisfeitos” e 0,1% “muito insatisfeitos”).

O INEM avalia regularmente a satisfação dos seus utentes, através de questionários telefónicos realizados de forma aleatória quanto ao turno, hora, local, ou operador de atendimento. O questionário referente a 2022 resultou da seleção aleatória de 3.133 contactos, dos quais 803 aceitaram participar, respondendo às perguntas colocadas. As chamadas para recolha de dados foram realizadas pelo Gabinete de Qualidade do INEM entre abril de 2022 e fevereiro de 2023.

Para além de aferir o grau de satisfação dos utentes com o atendimento telefónico e com a atuação das equipas de emergência, o Questionário de Satisfação aos Utentes realizado pelo INEM permite também analisar os motivos de insatisfação, informar sobre dúvidas ou questões existentes e propor soluções de melhoria dos serviços e do atendimento.

*A taxa de satisfação é calculada através da soma dos valores de “satisfeito”, “muito satisfeito” e “satisfação excelente”.

De: https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/07/18/inem-utentes-satisfeitos-2/