São aparentemente inofensivos, mas podem acabar por trazer consequências para a sua saúde oral. Veja o que está em causa e como pode evitar problemas mais tarde. O melhor é evitá-los.

Proteger a sua saúde oral é algo que deve fazer todos os dias. Passa pela escovagem, o uso do fio dentário e até pela não adoção de certos hábitos que podem estar a danificar os seus dentes sem que se aperceba disso.

Jenna Chimon é dentista e à revista Parade revelou que alguns dos hábitos que podem parecer inofensivos mas que podem trazer consequências para os seus dentes no futuro. Veja o que está em causa.

Mastigar gelo

“Sei que é um prazer para alguns, mas é um dos principais destruidores do esmalte. Quase todas as pessoas mastigam o gelo que fica no fundo de um copo. Os cubos de gelo, mesmo os mais pequenos, são mais duros do que a maioria das pessoas imagina e podem rachar ou lascar os dentes.”

Passar os dentes por água depois de escovar os dentes

“Este hábito remove o flúor da pasta de dentes que deveria ficar nos dentes por algumas horas, reforçando o esmalte e a prevenir cáries. As pessoas acreditam que estão a fazer algo bom, mas estão a desfazer a parte mais importante da sua rotina.”

Tomar medicamentos para a perda de peso

“Boca seca, náusea e dificuldades na cicatrização estão todos relacionados com medicamentos para a perda de peso. Podem levar a doenças nas gengivas, cáries e perda de dentes. Os medicamentos reduzem a produção de saliva. A saliva é a primeira linha de defesa da sua boca. Quando desaparece, o esmalte fica vulnerável e a placa bacteriana multiplica-se.”

Dormir com uma almofada mal ajustada

“Se a almofada não suporta totalmente a sua cabeça, pescoço e mandíbula, considere trocar por uma que o faça. Corre o risco de ranger os dentes, ter apneia do sono e fazer microtraumas nos dentes. Pode levar ao desgaste do esmalte. Se acordar com dor de cabeça ou na zona do maxilar, é um sinal de alerta.”

O que a cor dos dentes pode revelar sobre o estado da sua saúde

Dentes saudáveis ​​tendem a ter uma tonalidade branca brilhante com ligeira variação natural de cor, mas descolorações inesperadas ou constantes, às vezes, podem indicar condições médicas subjacentes”, começou por dizer o médico Bipin Upadhyay ao ‘website’ Only My Health.

Desta forma, pode ser importante estar atento a tons mais acastanhados, que podem indicar cáries, ou até algo acinzentados, que indica que a zona interna pode não estar a receber os nutrientes devidos. Por outro lado, dentes mais amarelados podem também indicar hábitos de vida menos saudáveis e até outro tipo de problemas de saúde.

O médico revelou algumas das doenças e complicações que podem ser levam a uma mudança de cor nos dentes. Saiba tudo.

Doença hepática

“Doenças como cirrose ou hepatite podem levar à coloração acinzentada ou esverdeada dos dentes e gengivas devido ao metabolismo. Quando o fígado não consegue processar os pigmentos biliares de forma adequada, pode ocorrer uma coloração acinzentada ou esverdeada nos dentes e até mesmo nas gengivas. É um sinal sutil, mas importante, de que a saúde oral pode refletir o que está a acontecer em níveis mais profundos do corpo.”

Diabetes

“O açúcar elevado no sangue não afeta apenas vasos sanguíneos e nervos. Também prejudica a saúde oral. Pessoas com diabetes são mais propensas a infeções nas gengivas, cicatrização mais lenta e até manchas nos dentes. A presença constante de excesso de açúcar na boca cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Assim, é importante o cuidado dentário adequado especialmente importante para diabéticos.”

De: https://sapo.pt