A campanha “Olhe pelas suas Costas” reforça a importância da prevenção das quedas, uma das principais causas de lesões graves da coluna vertebral. Hoje assinala-se o Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral.
A campanha “Olhe pelas suas Costas” junta-se, mais uma vez, à iniciativa mundial da International Spinal Cord Society (ISCoS), que tem como lema “Prevenção de quedas, proteção da medula espinhal”. Desta forma, pretende-se chamar a atenção para o risco das quedas, que podem afetar pessoas de qualquer idade, mas que é maior entre os mais idosos.
“As quedas podem parecer banais, mas estão entre as principais causas de lesões graves da coluna, com um impacto devastador na qualidade de vida. Aumentar a consciencialização e apostar na prevenção são passos fundamentais para reduzir estes acidentes”, sublinha Rui Duarte, médico ortopedista e coordenador da campanha. Entre as medidas prioritárias destacam-se a adaptação de espaços públicos e habitações, de forma a reduzir riscos, e a promoção da atividade física para manter a força muscular e o equilíbrio. Dados recentes indicam que 60,1% das lesões traumáticas vertebro-medulares são provocadas por quedas, o que evidencia a urgência em reforçar a prevenção.
Rui Duarte lembra, ainda, que a prevenção deve começar em casa e prolongar-se até à comunidade. “Pequenas mudanças no dia a dia, como retirar obstáculos, usar calçado adequado ou praticar exercício regularmente, podem evitar acidentes que mudam vidas para sempre”.
Com esta iniciativa, a campanha “Olhe pelas suas Costas” procura alertar para a necessidade de reduzir a incidência das lesões da coluna vertebral e contribuir para uma sociedade mais informada, ativa e preparada para proteger a saúde da coluna.