“Saúde Mental e Sustentabilidade Social: uma abordagem centrada na sociedade e comunidade”: é este o tema do Congresso Mundial de Saúde Mental 2025, um evento que vai realizar-se pela primeira vez em Portugal.
O congresso, que vai decorrer entre 30 de outubro a 1 de novembro, em Barcelos – que detém o título de Primeira Capital Mundial da Saúde Mental (2023-2026) -, está a ser organizado pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), em parceria com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Este ano, o objetivo principal é incentivar um debate global sobre políticas, estratégias e boas práticas que promovem a saúde mental e a sustentabilidade social.
Durante três dias, a iniciativa vai contar com a participação de cerca de 400 pessoas de vários países, como Argentina, Índia, Brasil, Nigéria, México, Chile, Colômbia, África do Sul, Egito e Portugal. Vão marcar presença: profissionais de saúde, académicos, representantes institucionais e organizações da sociedade civil.
Tal como se refere no site da WFMH, já foi confirmada a presença de vários profissionais de referência mundial na área da saúde mental, como Mark Humphrey Van Ommeren (OMS – Genebra), José Luís Pedreira Massa (Espanha), Joseph Knobel Freud (Espanha), Paulo Amarante (Brasil), Roberto Mezzina (Itália) e Alberto Trimboli (Argentina), entre outros.
A WFMH apela à participação de instituições públicas e privadas, bem como da sociedade civil, sublinhando que “a saúde mental diz respeito a todos”. Segundo a organização, “todos os interessados em questões de saúde mental e temas relacionados” podem participar no congresso.
O Congresso Mundial de Saúde Mental decorre desde 1948, a cada dois anos, em diferentes países, com a missão de promover a saúde mental a nível global.
Desde a sua criação, realizou-se em 21 cidades de 20 países, tendo decorrido já nos cinco continentes. Esta é a primeira vez que Portugal acolhe o evento, passando, assim, a ser o sétimo país europeu receber o Congresso Mundial de Saúde Mental da WFMH.