A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) criou a campanha #HealthNotHype, em parceria com criadores de conteúdo, para “promover o uso seguro e responsável de medicamentos GLP-1”. Raquel Vareda, especialista em saúde pública, é a representante de Portugal.
Os agonistas do recetor GLP-1 foram inicialmente desenvolvidos para tratar a diabetes tipo 2, mas alguns destes medicamentos “são agora indicados para o controlo de peso em pessoas que vivem com obesidade e condições de saúde relacionadas com o peso”, explica-se num comunicado da EMA.
Embora estes fármacos sejam eficazes para os doentes a quem são receitados, também captaram a atenção da população em geral. “Desde a cobertura noticiosa às redes sociais e aos apoios de celebridades, a sensibilização para os agonistas do recetor GLP-1 e a sua utilização para a perda de peso está a aumentar”, refere-se no texto.
Isto tem “alimentando tanto o interesse como o risco de desinformação, utilização indevida e outras questões, como a venda ilegal de produtos falsificados”.
Emer Cooke, diretora-executiva da EMA, explica que a campanha #HealthNotHype tem como objetivo “transmitir a mensagem de que os agonistas do recetor GLP-1 não são soluções mágicas para a perda de peso”.
Tal como todos os fármacos, os GLP-1 “têm benefícios e riscos e não são adequados para todas as pessoas”. Além disso, “são tratamentos de longo prazo que devem ser acompanhados por outras mudanças no estilo de vida, sempre sob a supervisão de um médico”, sublinha Emer Cooke.
Com o objetivo de garantir que as informações científicas validadas sobre estes medicamentos fazem parte das conversas que as pessoas têm nas redes sociais, a EMA “selecionou cuidadosamente criadores de conteúdo de sete Estados-Membros diferentes da União Europeia (UE) para garantir uma cobertura geográfica equilibrada”.
Os criadores selecionados são, na sua maioria, profissionais de saúde ou especialistas em nutrição, que “foram escolhidos pela sua credibilidade na comunicação sobre saúde e pelo seu alinhamento com os valores da EMA de informação baseada em evidências, respeito, transparência e independência”, explica-se no comunicado da EMA.
Raquel Vareda, médica de saúde pública, foi a especialista selecionada para representar a campanha #HealthNotHype em Portugal.
O Instagram é a principal rede social da campanha, “devido ao elevado volume de conversas e informações sobre agonistas do recetor GLP-1 que circulam nesta plataforma”.
A campanha vai estender-se até ao final do mês de novembro e, ao longo deste período, os criadores de conteúdo vão publicar conteúdos audiovisuais nas suas páginas e vão interagir com os seus seguidores através de questionários e sondagens.

