Médicos da ULS de Lisboa Ocidental criam plataforma para divulgação de casos clínicos.
No dia 1 de julho, foi lançado o “webjournal Ocidental”, uma plataforma inovadora criada por internos da Unidade Local de Saúde (ULS) de Lisboa Ocidental para promover a publicação de casos clínicos nas áreas cirúrgicas, médico-cirúrgicas e de anestesiologia.
De acordo com a ULS de Lisboa Ocidental, esta é a primeira revista científica em Portugal com tal abrangência, especificamente destinado à publicação de casos clínicos onde os internos são os primeiros autores. A iniciativa surgiu durante o internato de cirurgia, quando Diogo Cardoso e Vasco Cardoso, juntamente com as médicas Zacharoula Sidiropoulou e Rita Martins, identificaram esta necessidade.
“Sentimos que havia esta necessidade porque é muito difícil a publicação de casos clínicos quando se é interno, quer pelo tempo despendido, quer pelo custo que muitas vezes acarreta”, explica Diogo Cardoso, especialista em Cirurgia Geral há um ano. Vasco Cardoso, que concluiu a especialidade este ano, acrescenta: “Queríamos, por um lado, uma plataforma que facilitasse esse processo e, por outro, que permitisse a partilha e troca de informação sobre casos clínicos nas várias especialidades médico-cirúrgicas e anestesiologia.”
Com o suporte do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação da ULS de Lisboa Ocidental, o “Ocidental” já está online, alojado no site da entidade, e publicou os primeiros quatro casos clínicos, com muitos outros em preparação.
A plataforma aceita submissões de qualquer ponto do país e pode ser consultada em: www.ulslo.min-saude.pt.